GESTÃO DE PROCESSOS

O mapeamento de processos de negócios objetiva determinar a forma em que os insumos recebidos de um fornecedor, são tratados e transformados em produtos que serão entregues aos clientes (cadeia cliente/fornecedor). A essa transformação, chamada de processo, são alocados recursos (materiais, financeiros, de pessoas, etc) destinados a promover essa transformação com efetividade (eficiência + eficácia).

O resultado do mapeamento é o mapa de processo e o diagrama de relacionamentos, que são representações gráficas, demonstrando o fluxo operacional e a interrelação entre diferentes processos. O mapeamento dos processos possibilita e facilita a construção de sistemas de medições (indicadores de desempenho), avaliando em tempo real a execução das tarefas, medições dos resultados, custos, produção, produtividade, etc., tornando mais facil o seu gerencimento. Outra vertente bastante interessante é conjugar os processos com o gerenciamento de riscos (mapeando-se os riscos operacionais), reduzindo a incidência de situações fortuitas e prejudiciais ao funcionamento dos processos (e empresas).

No mapeamento, define-se exatamente o que uma entidade empresarial faz, quem é responsável, em que padrão um processo deve ser concluído e como o sucesso de um processo de negócio pode ser determinado. Uma vez feito isso, não pode haver incerteza quanto às exigências de todos os processos internos do negócio. Uma ilustração de processos de negócios é produzida. O primeiro passo para ganhar controle sobre uma organização é conhecer e entender os processos básicos (Deming, 1982; Juran, 1988; Taylor, 1911).

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/ Mapeamento_de_processos_de_negócios acesso em 15/12/2013.

A Infinítu Consultoria coloca a disposição de seus clientes consultores altamente treinadas e especializadas para desempenhar as mais diversas atividades requisitadas. Dentre estas, se destacam:

  • Mapear os processos;
  • Desenhar fluxograma dos processos;
  • Elaborar procedimentos; instruções de trabalho;
  • Elaborar matriz de responsabilidades;
  • Elaborar organogramas;